Desde terça-feira, 15/2/20011, que a campanha do FNE (France Nature Environnement)* cobre as paredes do metro de Paris. Esta é uma oportunidade para a associação, a alguns dias da exposição da agricultura, de alertar os cidadãos sobre os danos provocados pela agricultura intensiva pouco respeitosa do meio ambiente, através de três grandes flagelos que são a importação de OGM, as algas verdes e os pesticidas.
Para além do terramoto mediático, é também uma oportunidade para propor soluções e para abrir um diálogo. A nossa agricultura está doente. Importamos OGM para alimentar o nosso gado quando nos recusamos a plantá-lo e que o consumidor não o quer. Toneladas de esterco, estrume das explorações agrícolas da fábrica, provocam marés de algas verdes, aumentando também a taxa nitratos na água. O uso maciço de pesticidas contribui para o declínio das abelhas e outros polinizadores. A França é o primeiro consumidor europeu de pesticidas.
O papel do FNE é de alertar a opinião pública. Para tal foram feitas seis imagens, uma delas com um homem apontando uma espiga de milho à sua cabeça, para lembrar que a aposta em matéria de OGM, à priori inofensiva, assemelha-se a um jogo de roleta russa. Nos outros cartazes, podemos encontrar um bife chamado "100% natural" atravessado das palavras "Big Liar" e dois outros que ilustram os riscos de determinados pesticidas para as abelhas ....
O metro de Paris recusou-se a colocar três cartazes devido à pressão exercida por algumas federações da indústria da carne de porco que ameaçava perturbar a ordem pública, rasgando os cartazes.
*France Nature Environnement (FNE) é um movimento de cidadãos que reúne cerca de 3000 associações de protecção do Meio Ambiente na França.