terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Secretamente, a Malásia solta mosquitos OGM para o meio ambiente



6000 mosquitos transgénicos Aedes, elaborados para lutar contra a dengue, foram postos à solta no meio-ambiente a 21 de dezembro de 2010, em Bentong, no Estado de Pahang.

Duas associações, Os Amigos da Terra Malásia, assim como uma associação de consumidores de Penang estão "bastante chocados" com esta descoberta. De fato, no principio do mês de janeiro de 2011, o Departamento de Biossegurança da Malásia, tinha declarado oficialmente à imprensa, fazendo o maior uso possivel da comunicação social, que a experiência tinha sido adiada.

O comunicado de imprensa conjunto das duas associações estados da Malásia: "Nós lamentamos a falta de transparência sobre esta questão, nomeadamente o facto de o Instituto de Pesquisa Médica ter enviado um comunicado à imprensa mais de um mês após o início dos testes. Como a liberação de mosquitos transgénicos foi amplamente criticado, nós condenamos a maneira aparentemente secreta na qual foram realizados ensaios. Tal comportamento não faz nada para dissipar os medos e as preocupações do público. Estamos profundamente desapontados que os ensaios tenham ocorrido apesar da preocupação generalizada a nível nacional e internacional sobre os mosquitos geneticamente modificados ».


Inf'OGM lembra que outras libertações já ocorreram nas  Ilhas Cayman e, que a noticia só chegou após a liberação de milhões de mosquitos machos estéreis. Diferença notável: a Malásia é um país ligado ao continente asiático, enquanto que as Ilhas Cayman, por causa de seu afastamento, pode fazer figura de "comunidade isolada".
O Mali está prestes a seguir os passos da Malásia, fazendo o mesmo tipo de ensaios.



Fonte: Inf'OGM

Tradução: Zona Livre
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...