sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Fundação Gates investe na Monsanto


Antes não era propriamente um segredo, mas agora é oficial. A Fundação Gates acabou de comprar um enorme stock de 500 mil acções da Monsanto.

Não há nada de errado com a compra de acções. Mas este é mais um passo duma longa linha de acções da Fundação Gates, na qual defende as políticas e tecnologias agrícolas que beneficirão diretamente o lucro da Monsanto e espremem as pessoas mais vulneráveis da terra: os agricultores que tentam subsistir à fome nos países subdesenvolvidos.

Eis o que acontece quando a agricultura industrial americano colide com os pobres, agricultores de subsistência sem instrução no mundo em desenvolvimento. É trágico, e chega a ser criminal, que uma empresa se aproveiea duma população vulnerável para o seu próprio ganho, tendo como resultado a fome, o empobrecimento contínuo, ou a perda da terra e dum estilo de vida de pobre.


Talvez Gates ache que está a fazer algo de bom para o mundo com sua defesa da biotecnologia e da agricultura industrial. Sem dúvida que todos os executivos da Monsanto e outras empresas de biotecnologia e química assim o dirão. Em vez disso ele deveria ouvir os 400 cientistas que durante três anos realizaram um dos estudos mais completo de agronomia, ciência e tecnologia da história do mundo, o relatório do IAASTD. O relatório reforçou o potencial e a necessidade de a agricultura convencional ser substituida pela agricultura ecológica, aquela a que muitos de nós chamamos biológica.


Noticia no hunfington post
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...