domingo, 25 de setembro de 2011

Extinção quase total de OGM cultivados na Alemanha, Roménia e Suécia

Na União Europeia, apenas oito países (dos 27) cultivam comercialmente OGM. As superfícies cultivadas, têm no entanto vindo a diminuir de forma constante desde 2009, excepto em Espanha e Portugal onde este ano há um aumento relativo.

Em Espanha e Portugal, as culturas de milho geneticamente modificado Bt aumentaram ligeiramente entre 2010 e 2011. Estes são os países que, juntos, cultivam mais de 90% das culturas transgénicas na União Europeia. Nos outros países, a tendência é conforme ao que foi evocado em fevereiro de 2011, ou seja, uma redução significativa de terra dedicada a cultivos transgénicos, milho Bt Mon810 ou batata Amflora.


Na Roménia, apesar do apoio aos OGM por parte das autoridades governamentais nas instâncias europeias, o milho Bt declinou ainda mais em 2011, de 823 hectares em 2010 para apenas 600 hectares (588), de acordo com os dados oficiais publicados pelo Ministério da Agricultura romeno. As superfícies estão em declínio desde 2008, altura em que mais de 6.000 hectares foram plantados com milho Bt.

No dossier da Inf'OGM "Roménia - Cavalo de Tróia dos OGM na Europa"(em francês)", escrito em parceria com Inf'OMG, nosso colega romeno, explicávamos esta falta de entusiasmo para o milho transgénico: "o MON810 geneticamente modificada para produzir um inseticida contra a broca do milho (Ostrinia nubilalis), um parasita que não têm uma presença significativa na Roménia. Este OGM não tem realmente interesse para os agricultores romenos. Além disso, a ONG Green Alert diz que em 2007, no Condado de Lasi, MON810 não suportou uma seca muito severa. "


Na Suécia, os dados oficiais também concluem que há um declínio significativo na cultura da batata OGM Amflora. Este é o segundo ano em que essas batatas estão autorizadas para a cultura, e a área já começou a ser extremamente pequenas. A área total de culturas OGM na Suécia atingiu apenas 25 hectares, distribuídos por quatro campos (contra 103 hectares em 20 campos em 2010).

Na Alemanha, e segundo o sitio do ministério de protecçao dos consumidores e da Segurança Alimentar, a área cultivada com a GM caiu mais uma vez,, para ser reduzida a uma área de 2 hectares ... contra 15 hectares em 2010 (uma diminuição de 87%, demonstrando alias que os números podem ser enganadores: bastou que um ou dois agricultores muda-se de ideias para fazer com que houvesse essa queda...). Os ensaios de culturas OGM representam este ano, um pouco menos de 7,4 hectares.

Segundo o sitio do Ministério alemão da Agricultura, a República Checa não teria cultivado batata Amflora em 2011. Questionado por Inf'OGM, o Ministério da Agricultura Checo anunciou que ainda não tinha publicado os dados oficiais para 2011. Ainda assim, o MON810 foi cultivada no país. Da mesma forma, na Eslováquia e na Polónia, não podemos obter ainda os dados oficiais.

Fonte: Inf'OGM

Tradução livre da ZLO
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...