sábado, 3 de setembro de 2011

“Milho” documentário de realização de José Barahona




“Milho” é um documentário da autoria dos cientistas e investigadores Élio Sucena, Ana Larcher Carvalho e Shrikesh Laxmidas com realização de José Barahona. Uma produção FILMES DO TEJO, com co-produção da MPC & Associados (Brasil), financiada pela FUNDAÇÃO PARA A CIÊNCIA E TECNOLOGIA, PROGRAMA IBERMEDIA e RTP 2. Este documentário lança um olhar sobre a influência transversal da ciência e da tecnologia na nossa história, quotidiano e percurso comum enquanto civilização.
Estamos no limiar de uma nova mudança à escala global com o surgimento da tecnologia dos organismos geneticamente modificados. De que forma pode a história do milho ajudar-nos a descodificar a vasta teia de acontecimentos históricos, sociais, culturais, económicos, científicos e políticos associados ao impacto da ciência e das tecnologias na organização das nossas sociedades?
Será a tecnologia de transgénicos verdadeiramente perigosa para a saúde e para o equilíbrio ecológico? Ou estaremos apenas perante mais uma fase na evolução tecnológica que permitirá reduzir o impacto ambiental, aumentar a produtividade agrícola e erradicar a fome?
Um documentário rodado em Portugal, Estados Unidos, México e Brasil, com entrevistas a peritos internacionais em diversas áreas cientificas e com a participação especial de Custódia Gallego e João Pedro Cary.
SINOPSE
D. Ana prepara uma salada de milho para a sua família. Na televisão as notícias são contraditórias: alguns pregam os benefícios das novas variedades de milho transgénico e outros, pelo contrário, levantam questões catastróficas em relação a este novo avanço tecnológico. D. Ana fica sem saber o que é ou não seguro para alimentar a sua família… Mas a história do milho não começou aqui. Ela é parte integrante da forma como evoluiram as nossas civilizações. Tomando o milho como “personagem” principal, este filme fala-nos da influência da tecnologia nas formas de viver das nossas sociedades, no passado, presente e futuro.
AGRADECEMOS TODA A DIVULGAÇÃO POSSÍVEL
UM FILME APOIADO POR:
Fundação para a Ciência e Tecnologia, Programa Ibermedia, RTP2
Com a participação de Fundação Calouste Gulbenkian, Ciência Viva, Poci / União Europeia

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...