É a primeira vez que um supermercado françês lança esta iniciativa, um primeiro passo para as cadeias de distribuição "sem OGM".
O Grupo Carrefour lança assim esta semana a campanha chamada "Nourri sans OGM", para 300 produtos diferentes de origem animal, nas suas lojas françesas. Isso afetará todos os produtos da gama "Engajament Qualité Carrefour", como o porco, vitela, frango, ovos e peixes.
Greenpeace congratula-se com esta iniciativa, que faz lembrar os diversos guias publicados pela Greenpeace durante anos em "produtos com ou sem OGM" e atenuaram a total falta de transparência e informação sobre esta questão.
Em Portugal, é de louvar a iniciativa da Plataforma transgénicos fora, com a sua Lista Negra das marcas e empresas portuguesas que usam ingredientes transgénicos ou que não responderam ao inquérito. Mas ainda estamos longe duma rotulagem "sem OGM", como é o caso do Carrefour.
Do mesmo modo, se esses 300 referências "alimentados sem transgénicos" representam um passo importante, o Carrefour tem de ir muito mais longe e garantir a ausência de OGM para todos os produtos de sua marca e em todos os países onde a gigante da distribuição tem lojas.
Fonte: Greenpeace França