quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Jovens cultivam hortas biológicas em Ourém


Num projecto lançado pela Associação Portuguesa de Agricultura Biológica (Agrobio), oito crianças do Centro de Recuperação Infantil de Ourém (CRIO) vão plantar Hortas Biológicas Sociais. O objectivo passa por ajudar a integrar em sociedade estes jovens, através da prática da agricultura biológica. As hortas que vão ser plantadas na Quinta do Montalto, freguesia de Olival, Ourém, serão depois usadas para consumo próprio ou, em caso de excedentes, para venda no mercado.
Segundo explicou Jaime Ferreira, representante da Agrobio, “vivemos num mundo cada vez mais difícil, cheio de oportunidades” que devem ser acessíveis a todos. “A agricultura biológica é uma dessas oportunidades”, assim como uma “boa forma de integrar as pessoas”. As hortas sociais vão procurar “ajudar a integrar estas pessoas, mostrando que são válidas à sociedade”. O projecto deverá receber ainda a visita de escolas.
Para André Gomes Pereira, representante da Quinta do Montalto, o projecto vai ao encontro de princípios “basilares” da sua família: a parte ambiental, ligada à agricultura biológica, e a parte social. “A família Gomes Pereira sempre ajudou bastante o Olival e para nós era importante ajudarmos estas crianças. Espero que esta ideia se multiplique”, afirmou.
Presente na ocasião, o vereador da Câmara de Ourém José Alho (PS) referiu que a autarquia tinha que se ligar ao projecto por uma “questão social”, possuindo inclusivamente um pelouro dedicado ao desenvolvimento rural. A agricultura biológica funciona como um regresso às origens, recuperando-se práticas antigas, comentou.
Oito jovens do CRIO vão passar a trabalhar regularmente nas hortas, possuindo alguns já conhecimentos em agricultura. Para já vão ser plantados produtos da época, como batatas, alfaces, couves, brócolos, alho francês, cebola, alho roxo, favas, nabos, entre outros. O projecto conta com a colaboração da Câmara de Ourém, CRIO, Quinta do Montalto e Peçourem (a nível dos equipamentos).
Fonte: O Mirante
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...