quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Rescaldo da Conferência Europa Livre de OGM 2010



Mais de 300 activistas de iniciativas livres de transgénicos e representantes de 37 países, representando as Zonas Livres de transgénicos da Europa, produtores de sementes, agricultores, apicultores, comerciantes, consumidores e cientistas encontraram-se na Bélgica, entre 16 e 18 Setembro 2010.
Os participantes discutiram criticamente a política para os OGM da União Europeia, e saudaram o anúncio da ministra do Meio Ambiente da Região de Bruxelas, pois o governo da Capital da Europa declarou-se zona livre de transgénicos. Em Bruxelas, fez-se uma acção (e formação teórico-prática) em frente ao Parlamento Europeu contra o cultivo de milho transgénico, e em reunião, vários retalhistas confirmaram o seu compromisso em não comercializar rações transgénicas.
Durante três dias, e ao longo de 30 workshops, os participantes trocaram informações e discutiram estratégias comuns para uma Europa livre de OGM.
A notícia mais chocante, que tal como foi recentemente publicado neste blog, veio do professor Andrés Carrasco, embriologista líder Argentina, que apresentou a evidência científica que o glifosato, o ingrediente ativo no mundo best-seller herbicida "Roundup", para que cerca de 75% de todos os OGM do mundo são resistentes, causam graves danos embrionárias.
Vê também este vídeo em que a activista Vandana Shiva fala, e bem!, sobre o caso dos transgénicos na Índia e sobre o Movimento anti-transgénicos aqui.
A conclusão final das Conferência é que o Movimento Internacional está decidido a lutar por uma moratória que nos liberte dos OGM no meio ambiente, tanto para expandir Zonas Livres de Transgénicos a nível nacional, e exigir uma revisão séria do processo de avaliação de risco a nível europeu, como para auxiliar o Movimento internacionalmente, em prol de uma agricultura sem transgénicos e pela Soberania Alimentar.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...