Cientistas portugueses descobriram as propriedades fungicidas de uma proteina - designada "blad" - presente no tremoço e que poderá ser a solução para garantir a saúde da agricultura biológica ou ainda das culturas de estufa, sem causar danos no ambiente.
O tremoço , aperitivo muito popular nos países mediterrânicos, tem uma proteína de alto valor nutritivo com propriedades fungicidas, de toxicidade zero para os humanos. A proteína blad, de onde é extraído o novo fungicida, foi descoberta em 1991 pelos cientistas Ricardo Ferreira, do Instituto de Tecnologia Química e Biológica (ITBQ), e Virgílio Loureiro, do Instituto Superior de Agronomia (ITBQ).
"Estamos a falar de um fungicida de última geração, portanto, um fungicida orgânico, não tóxico para o ambiente e é tão eficaz ou melhor que os fungicidas químicos", refere Sara Monteiro, engenheira agroindustrial, em entrevista ao semanário Expresso. Este fungicida não contamina os lençóis freáticos nem provoca danos à saúde humana – é considerado revolucionário pela grande capacidade de resistência ao calor e aos raios ultra violeta.
Neste momento estão a ser produzidas, em fase piloto, as quantidades necessárias do tremoço fungicida para demonstrar a sua toxicidade zero para os humanos e eficácia - sendo um fitofarmacêutico necessita de certificação na Europa e EUA - e, também, para testes em clientes-piloto, avança o Expresso. A produção é feita pela CEV- Consumo Verde Biotecnologia das Plantas SA, empresa situada no parque industrial do Seixal criada para este fim.
Fonte: Expresso